segunda-feira, 14 de julho de 2008

Não vou mentir

Estou muito mais sossegada. Estou feliz. Só tenho a gozar esta felicidade, sem pensar muito no futuro. Ou melhor, pensando no futuro, mas não vivendo em função do amanhã. Estou sossegada muito mais pelo que vejo do que pelo teor do segundo diagnóstico feito ao meu filho. Ao nível da linguagem, fora algumas atrapalhações, está óptimo. Já diz os "L" e os "R" entre palavras e começa a conversar como gente grande, um menino vivaço e tagarela, que adora histórias, cantorias e palhaçadas. Inventa músicas e agora anda numa de "espancamentos" entre bonecos, com "socos" para aqui e lambadas para acolá. Faz rampas para os carrinhos escorregarem e cuida dos bonecos como eu cuido da mana. Com um cuidado tremendo a deitá-los, a afagá-los ou fingir o beijinho de boa noite.

Se em casa, oscila entre os beijos espontâneos à mana e a relativa indiferença, na escola que ambos frequentam, preocupa-se com ela, quer saber para onde vai e sempre que me venho embora, faz questão de me lembrar "Leva a mana!!", Como se eu fosse esquecer-me. LOLL. No desenho, apesar de segurar as canetas e lápis de cor ainda de uma forma bem rudimentar, já pinta dentro das linhas e já põe braços e pernas aos bonecos. Gosta que o pai desenhe as cabeças para ele desenhar os sentimentos. "A rir"!, a "chorar" e por aí em diante.

Já acusa quem lhe bate e quem o chateia e é capaz de levar recados na perfeição. Vai buscar os biberons da mana e pôr as fraldas no lixo. No desfralde, só houve dois descuidos desde que começámos. Vai buscar o pote ou pede-o, faz o seu chichi e vem mostrá-lo todo orgulhoso. Ontem, não bastou mostrá-lo ao pai, quis que eu visse também para lhe dar o beijo da "praxe". Sabe que é importante para nós e aprecia a leveza de umas cuecas, nestes dias de calor. Ao sábado, mal sai de casa, começa logo a pedir para ir ao café e ao parque. Começam a abundar as perguntas curiosas "Que é isto", Que é aquilo?" e tem perfeita noção quando um de nós se ausenta, procurando de todas as formas saber onde está a mãe, o pai, a tia.

Na conversação propriamente dita, está substancialmente melhor. "Vens, mamã?", "Ajudas-me?", "Olha para mim!". Conta pequenas coisas, sem grande floreado mas ansiando por uma resposta. Na interacção, tenho estado muito atenta. Embora às vezes seja abrutalhado, entabula conversas com os meninos no parque e quer brincar com eles. Mais do que quere, consegue. "Olha o papá daquele menino!"."Menino, menino, onde está o menino?", dizia, ontem, enquanto esperava que o parceiro de brincadeiras se aproximasse para uma nova descida no escorrega. É curioso e atento e se alguma vez não prendeu o olhar por tempo suficiente, essa realidade está longe da actual.

As principais preocupações continuam a ser a comida. Sei que há muitos miúdos assim, mas não percebo os seus critérios de selecção. Não diz não a qualquer guloseima que seja, se lha oferecerem, mas na comida propriamente dita reluta sequer em tocar-lhe. É capaz de descascar e comer sozinho um amendoim e não querer tocar numa banana descascada. Tem de comer a fruta de boião e essa não a recusa. Nem a sopa que come religiosamente desde que começou a diversificação alimentar, aos seis meses. Mas não enjoa, credo? Sei que não lhe faltam as proteínas e as vitaminas, pela quantidade de legumes, leguminosas, massa, mas não sairá a mamã e ao papá, bons garfos?

15 comentários:

Grilinha disse...

E porque haverias de mentir?

A felicidade é assim mesmo...aproveitar e ser-se feliz enquanto se pode, pois não vamos deixar para amanhã, se podemos ser felizes hoje !!!
Parece-me tudo espectacular, aliás pelas tuas descricções, o teu filhote sempre me pareceu muito normal...por isso , está tudo bem.

Uma beijoca contagiada

Beijinhos

Anônimo disse...

Grilinha, mentir no sentido de ter medo de estar feliz. Mentir a mim própria. Podia optar por ficar com pânico do futuro, em vez de me entregar à alegria do Momento. Optei por viver esta fase; as outras logo se vê. :) Também já fui ao teu blog hoje de manhã cedo. Deixa-me dizer-te que o teu blog é uma prova real de que ainda há muita bondade neste mundo. Mas, infelizmente, também é prova das lutas que uma mãe tem de travar para conseguir os apoios essenciais. Um beijinho ao JP, obrigada por teres vindo. Isa

Mrs_Noris disse...

Isa,
Fico muito feliz! Depois da tempestade que foi o primeiro diagnóstico, é com grande alegria que recebemos estas notícias sobre a evolução do teu menino. É também um pedaço de esperança para quem tem filhos pequenos e diagnosticados. Devem esperar para ver, atentos porém, e acima de tudo não dar o diagnóstico como definitivo.
Por aqui as notícias também são boas. Noto que o meu rapaz está, sozinho, a conseguir criar algumas bengalas que o ajudam na vida social lá fora. Acho isso bastante positivo e também me sossega bastante. Uma beijoka grande. :)*

Anônimo disse...

Noris, podes crer. Sinceramente, acredito muito no poder dos apoios. É possível mudá-los, melhorá-los. Não sei se o meu filho alguma vez teve autismo, se ainda o tem em doses discretas, acho que nunca saberei. Mas as forma como estou com ele mudou muito. Nunca deixarei de aplicar nele tudo o que aprendi, porque resulta! E acho que o amor tem MESMO um peso gigantesco na forma como eles se dão ao mundo. O teu filho está um espertalhaço que só te digo. Há lá maior prova de coragem do que driblar as exigências sociais com sabedoria??? Se ele já agora, tem amigos que o adoram, numa fase em que, sim senhora os miúdos são super exigentes, imagino com o crescimento/amadurecimento (ok, a adolescência pode ser problema, mas é- o para todos). Isa

Anônimo disse...

Querida Isa,
Cada vez mais o teu menino faz coisas como fazia o meu mais velho, sem PEA, afastando-se assim, das coisas em comum que tinha com o meu mais novo, com PEA.
Apesar de o meu pequenito estar a evoluir muito bem, de também ser uma tagarela e cantor, a fala ainda é o seu ponto fraco, pois ainda fala coisas pouco intelegiveis. Agora que está muito curioso, lá isso está. Agora, quando nos vê fazer alguma coisa, vem logo "mamã, que tas a sazer?" (fazer). Também vai reagindo com palavras, de forma espontânea, às situações: mamã, poe-me no chão, mamã apanha, anda cá, não vas emboia, etc. Tenho de dançar com ele as coreografias das musicas da TV e cantar, na praia está um surfista de primeira, já vai ter com os outros meninos para brincar, etc. Na comida tem um preferência marcada por coisas doces.
O que referes relativamente à comida do teu pequenito, no meu caso até acho que o meu mais novo diversifica mais que o mais velho, com a mesma idade. Eu acho que é por serem os primeiros e nós ir-mos cedendo naquilo que eles não querem. De facto, o meu mais velho, durante muito tempo, só comia a carne e o peixe batidos na sopa e adorava os boiões de fruta. Nesse aspecto, o mais novo, começou a comer a carne partida com arroz ou massa ( não gosta de batata frita ou cozida) e o peixe come no arroz, coisa impensável de o mais velho, com a mesma idade, fazer. Nunca gostou muito de boiões, ma penso que será porque com ele ofereci sempre muito mais fruta ao natural, ainda que, por vezes, batida. O mais novo senta-se à mesa connosco e faz quase toda a refeição assim. Com o mais velho, isso não acontecia, porque lá está, ele não queria, e nós, para ele comer, lá ia-mos flexibilizando. Como o mais novo já se habituou a ver-nos todos sentados à mesa, para ele é uma coisa natural, pois também vê o irmão a fazer isso e ele gosta muito de emita-lo ( nas coisas boas e nas más tb!!!). Só te digo que hoje, o mais velho, com 7 anos, come de tudo ( feijão, alface, ervilhas, carne, peixe, etc.), por isso não te preocupes que o pequenito também irá comer. Aproveita toda esta "normalidade" e não arranjes "probleminhas" que só te vão preocupar desnecessariamente, ok? Agora é tempo de gozar...
Beijinhos.
Maria Anjos

Anônimo disse...

Maria Anjos, acho que tem razão quanto a flexibilizar. Então se eles tiverem essa falta de curiosidade de experimentar, as duas coisas juntas dão nisto... Pelo que conta, o seu menino tb está muito bem! E é alegre e extrovertido, o que, diga-se de passagem, é um óptimo sinal. Qualquer dia não terá nada que o atrapalhe na vida activa. Cada vez mais acho que os meninos com PEAS levezinhas chegam lá. Há cada vez mais provas disso, na forma como eles mudam, ainda que a um ritmo muito próprio. Que Deus os proteja! Muitos beijinhos. Isa

Estrunfina disse...

Olá!

Que bom, tens um tagarela em casa :D Imagino a tua felicidade.

A Cathy andou muito atrasada na alimentação. Na escola estavam sempre a pressionar-nos mas ela só começou a aceitar os sólidos muito tarde.

Na verdade, quem acabou por impulsionar a diversificação da sua alimentação foi o Tiaguinho. Ele é um bom garfo, e muito cedo começou a querer a nossa comida. Ao mesmo tempo apercebemo-nos que tinhamos uma boa quota parte de responsabilidade porque para não haver drama à refeição facilitávamos a vida dela.

Como depressa o Tiago deixou de precisar da carne e do peixe na sopa, acabaram-se essas sopas de bebé e a D. Cathy teve de comer o 2º prato.

Com a fruta, a batalha prolongou-se um pouco mais, só há alguns meses é que ela deixou de comer os potes para começar a comer fruta a sério, ainda que partida aos cubos, mas ela própria vai lá buscar.

É tudo uma questão de tempo, e paciência ;) Eu sempre disse que não ia fazer um bicho de 7 cabeças com a alimentação, eu queria é que ela comesse, sólido ou passado logo se via. Há problemas maiores.

bjs

Mina disse...

Isa
Ufa!... Que noticías maravilhosas, temos por aí um pequeno grande míudo, em francos progressos, e não se coiba nunca de viver cada momento de felicidade e de prazer,nem que depois venha a decrescer,o importante é aproveitar cada segundo , e os bons momentos acabam por superar os menos bons.Com os alimentos, não dê muita importância, eles vão se adpatando, eu quando o meu filho era pequeno ia inventando uns jogos,e ele acabava sempre por ir comendo o jogo consistia em atribuir vitaminas aos alimentos, a cenoura por ex : era a vitamina A,e por aí fora ,os que não tinha certezas arranjava-lhe uma vitamina , os alimentos passaram a ser todos vitaminados(lol), e ele foi adquirindo gostos, mas quando não gosta, não gosta mesmo ,e não vale a pena insistir, nos tempos que correm só á um alimento que não come, de resto marcha tudo(lol)...
Bjocas

Anônimo disse...

Isa, já o referi, noto muitas semelhanças entre o seu e o meu filho. Então a alimentação, a questão das texturas é o principal e mais visível dos problemas cá em casa . Digo-lhe que tirando umas gomas em específico e línguas de gato não mastiga absolutamente mais nada. Tem nojo da comida. Come de tudo, desde que bem passado. Ou seja, a varinha mágica tornou-se a inseparável amiga da família. Está tão presente que já não a posso ver.
Para além das texturas, temos ainda um pouco de descoordenação motora. Há muito que não observo estereotipias, noto sim alguma agitação motora descontrolada, sobretudo nas pernas e pés. O menino da Isa apresenta também esta agitação e descoordenação motora?
Obrigado!
Pai de A

Anônimo disse...

Estrumpfina, talvez a irmã lhe faça ter curiosidade em aventurar-se mais pelas comidas, Ela parece-me bem mais curiosa, pois já se lambe quando nos vê a comer. É instintivo. hihihi.


Mina, vou ver se invento um jogo do género para o seduzir. Agora anda muito contente a folhear um livro sobre comida, ilustrado com figuras coloridas. Talvez o convença a dar umas trincas em alguns. LOLL

Pai de A, o meu miúdo come bolos, bolachas, pão, mousse de chocolate, gelatina, tostas, amendoins, rebuçados, caramelos, chocolate... e por aí em diante. Às vezes até massa crua (faz-me lembrar eu própria que tb gostava de massa crua). Se o deixassem, abusava! Mas não tem muita sorte. Tem de comer sempre coisas saudáveis e, pelo meio, um ou outro suborno. À hora de jantar, se tiver fome, é ele que pede a sopa! Ao menos leva uma quantidade reforçada de legumes. Tb gosta de empadão de peixe ou carne. De vez em quando, vai dando umas trincas em maçãs e uvas, mas não o cativam. Não sei se é nojo se é simplesmente falta de curiosidade. Conheço muitos meninos assim e até mais velhos! Não me agrada, confesso, mas, enfim, há coisas piores. Quanto à coordenação motora, não sei bem. Ao nível da motricidade fina e grossa não tem qualquer problema. Salta muito alto, para cima e para a frente, com muito equilíbrio. A correr é que pode ser um pouco descoordenado sim. Levanta muito as pernas, mas isso pode também ser apenas o jeito dele a correr. Há poucos seres humanos que a correr fiquem elegantes. :) Onde nota essa descoordenação no seu filho? Talvez se me especificar, consiga percebê-lo melhor. Relembre-me a idade dele, pai. O meu faz três anos em breve.

Isa

Anônimo disse...

Pois, o meu já tem 4 anos e meio. Mais do que descoordenação é uma certa agitação descoordenada, especialmente quando revê as primas ou pessoas de que gosta muito, ou quando está na expectativa de ir realizar alguma actividade de que gosta muito. Resultam da excitação do momento e a mnifesta-se sobretudo com alguns pulos, andar de "pé coxinho" só que de forma um pouco atabalhoada.
Quanto ao resto, também adora abraços e beijos (de algumas pessoas), é "aldrabão", inventa estratégias altamente criativas para conseguir o que quer, gosta de fazer teatro, adora música, inventa canções, etc... ou seja tudo características que normalmente não estão muito assocaidas à sindrome.
Enfim, dúvidas e incertezas de um pai.
Pai de A

Anônimo disse...

Pai de A, pois não.. Não parece muito ter uma PEA não. E sinceramente, acho que todas as crianças em geral qdo estão muito felizes, fazem espalhafato. Vai ficar surpreendido se começar a reparar melhor. Uma vez vi um que não parava de gritar e abanar a cabeça. Isa

Anônimo disse...

Deixa-o crecer mais um poucquinho e depois andas é a controlar o que ele come.lol

Fico feliz com as novidades.

Beijinhss

Anônimo disse...

Fiquei muito feliz em ler seus últimos posts!!!!! Tinha certeza de que seu pequeno seria avaliado dessa maneira...assim como a Maria Júlia ele deu um salto incrível no desenvolvimento e aos poucos estão deixando a suspeita de PEA para trás. Parabéns pra vcs, por todas as conquistas!

Qut a alimentação. Vc bem sabe meu drama por aqui..kkkk mas frente a tudo que já passamos...é quase nada não é mesmo?
beijão

Anônimo disse...

Jane, vou ver se encontro o teu endereço de email para te responder melhor! Muitos beijos. Isa