domingo, 2 de março de 2008

Começa

a fazer frases mais complexas, o que faz com que se acenda o farol da esperança. Ainda mais importante é que começa a aperceber-se quando não estamos bem ou precisamos nós de carinho, oferecendo beijos e afagando-nos a face. "Ele não tem nada!" ou "Se tiver, vai curar-se" são coisas por vezes digo a acreditar mesmo. Mas depois vai ao zoo e perde mais tempo a atirar pedras ao lago e a brincar com folhas do que a ver os animais de que tanto gosta. O farol apaga-se um bocadinho mas a luz continua lá. Porque as mudanças têm sido boas demais. "Queu cóuo mamã" ou "Onde tá a eli?" subsituiram o "cóuo!" e a "eli", ditos em tom imperativo.

7 comentários:

Mrs_Noris disse...

Feliz pelos progressos do teu menino. Tão querido a pedir colo... :))))
Também ainda digo essa segunda frase de esperança, a acreditar de verdade. Tenho uma variante: "Terá um feitio muito póprio".
Por cá os imperativos ainda continuam...Faz questão de demonstrar o poder que tem sobre mim. Mas depois tem saídas lindas que soam como música aos meus ouvidos. Embora por vezes não perceba se as diz com consciência, ou apenas para completar a sequência interiorizada das atitudes e dizeres. Ontem por exemplo ofereci-lhe um pouco de queijo e o seu comentário, com ar muito sério, foi: "Que simpática, mamã!".
Teve uma época em que enchia os bolsos com as folhinhas e pedrinhas que apanhava no chão, como se fossem pequenos tesouros, por mais que lhe explicassemos que não serviam para nada.
Continuação de muitos e bons progressos.
Bjs.

. disse...

Noris, percebo o encanto, mas os animaizitos não teriam mais piada? Notei-lhe apenas predilecção pelos patos e galinhas, talvez por serem mais sonoros. Lol. E pela água que, pelo que sei, até pode ser considerado mais um sinal na extensa lista. Aqui há dias fiquei muito desgostosa porque o miúdo trincou um lápis de cera e mastigou, mas bastou a incursão por dois ou três blogs de meninos "normais" para perceber que fazem isso e ainda pior. Da frase do seu menino, digo-lhe: mesmo que seja por repetição social não deixa de ser um bom sintoma. Afinal é nessa aquisição que eles costumam ter mais dificuldades. Isa

Mrs_Noris disse...

Isa,
Quando o meu filho tinha 3 anos levei-o a Tenerife propositadamente para lhe mostrar os animais do Loro Parque (http://www.canaries-live.com/P/loro.html). O parque é fascinante até para nós adultos, mas o meu filho estava ali indiferente a quase tudo. O pinguinário, uma grande câmara escurecida e muito fria, foi o único espaço que o fez parar. Gostou de ver os mergulhos dos pinguins e os seus saltos da água para os glaciares. :)

Anônimo disse...

Olá Isa e olá a todos,
O meu filho mais velho, quando o levei, com 2 anos e meio, ao Zoo, para além dos patos e restantes animais da quinta pedagógica, não ligou nenhuma aos outros animais. Claro que também gostou dos golfinhos, mas penso que pelo espectaculo em si. Este meu filho não tem problema nenhum de PEA, apenas, com aquela idade, os animais que de facto ele conhecia, por já os ter visto, pelos livros, pelo trabalho no infantário, eram de facto os animais da quinta. Já o meu mais novo, que tem PEA, levei-o com 3 anos e já se deteve nos vários animais, mas penso queterá sido pelo facto de trabalhar-mos desde que se detectou a perturbação (2 anos e pouco), a imagem e sons dos vários animais. Mas claro que também adorou os patos, os coelhos (agarrou tanto um coelho que penso que o desgraçado não deve ter ficado bem...).
Espero que tudo continue a evoluir como até aqui, pois parece estar a correr tudo muito bem com o seu menino. Bjs.
Maria Anjos.

. disse...

Maria Anjos, realmente há muito pouco de linear nisto tudo. O meu acha mais piada a vê-los em livros do que ao vivo. É curioso. Ele tb tem 2 anos e meio e já está bem familiarizado com os vários animais, quer da selva como da quinta. E diz o nome de todos. Pensei que ia gostar mais! Beijinho. Isa

Anônimo disse...

Olá!!!!

Que bom... Assim é que é... Toca a progredir. Estou anciosa por levar o Raul ao Zoo.. Acho que ele vai adorar.

Beijos grandes...
Maguy+Gu+Raul

Anônimo disse...

"A esperança não é um sonho, mas uma maneira de traduzir os sonhos em realidade."

Kiss com muita força
Mamam Sofia