sexta-feira, 2 de maio de 2008

Já se podem chamar recordações

O meu menino começou a dizer os primeiros vocábulos, com uns PECS improvisados, nada mais nada menos que umas cartas com figuras que vinham agarradas aos iogurtes Mimosa. Com o cartão ao lado da boca, íamos mostrando a imagem e insistindo no nome das coisas. Primeiro aprendeu a imitar o som dos animais, pouco depois a saber o seu nome. Não tardou a saber que som respeitava a que animal. Foi o início de um curto percurso que nos trouxe até aqui, a este mar de palavrinhas em aperfeiçoamento.

Passaram seis meses. Actualmente diz frases de três palavras, contextualizadas. O pai pede-lhe um beijo e ele diz, muito senhor de si: Não quero barba! (porque pica. LOL). Há tantos exemplos: "A minha mãe é inda". "Sapatos mamã, calçaí!!!". Muitas vezes troca a sequência das frases, mas faz-se entender. E tem palavras difíceis que diz perfeitamente. Os "érres" por exemplo já os diz direitinho há uns meses. Quanto não consegue fazer as ligações entre as palavras- chave, diz "de de de" pelo meio. Exemplifico: "Malena bate de de de de meninos!!!". E faz isto tantas e tantas vezes quando está a tentar contar alguma coisa. Outra das coisas em que mudou radicalmente é a capacidade de levar e trazer recados. E a mensagem chega mesmo ao destino.

13 comentários:

Mrs_Noris disse...

Isa,
Tudo passa...Hoje também já recordo as fichas com imagens. Ajudaram muito. :)
O teu menino chegou a regredir na linguagem ou deixou de falar? Faz terapia da fala?
O principal problema do meu filho a nível da fala são ainda os “érres”. Bom, consegue dizer “rato”, “rolha”, “garrafa” e outros “érres” com o mesmo som. Mas não consegue dizer, por exemplo, “porta”, “tartaruga” e “torneira”. Diz “pota”, “tatauga” e “toneia”. Também faz esse “de de de” ou “eh eh eh“ até conseguir lembrar-se do termo seguinte. Parece gaguejar. Já os recados, nem sempre chegam ao destino. :)
Chegamos há pouco da festa da Mãe na escola. Adorei vê-lo. Ficou excitadíssimo quando me viu, disse aos coleguinhas que estavam ao seu lado: “Olha a minha mamã!” e com os olhinhos a brilhar de alegria, abanou as mãozinhas, deu uns saltinhos e tentou pôr-se sério. Com a sala cheia de mães e crianças, pintamos, fizemos colagens, ele mostrou-me os cantinhos da sala, fizemos actividades em conjunto com as outras mães e crianças, estava feliz e controladíssimo. Era uma criança igual às outras. Sem tirar nem pôr. Na vinda para casa ainda me disse: Pronto, já conheceste os meus colegas! (lol). Hoje é dos tais dias que ele não tem nada! Nada, nada, nada!. De manhã entrou na escola a dar os bons dias a toda a gente, que algo muito raro, quase sempre tenho de parar e obrigá-lo a cumprimentar as pessoas (lol). O próximo evento social é a sua festinha de aniversário. Veremos. Beijo.

. disse...

Noris, o meu tb não diz esses "érres" do meio. O meu filho nunca regrediu na fala, simplesmente começou a falar muito tarde. Foi o atraso na fala que me levou a ir com ele ao médico, caso contrário não iria. Talvez fosse mais tarde se me apercebesse de algo estranho. Também não faz terapia, não lhe foi recomendado. Mas nós puxamos um bocadinho por ele, sem exageros. É mais o floor time que usamos, tudo a brincar. Do teu filho, adorei ler. Não me surpreende. Tenho muita fé no futuro dele, se me permites o abuso. E porque digo isto? Porque no meio das coisas menos comuns, ele parece ser tão fofinho e engraçado. Até imaginativo! Vieram-me as lagrimitas aos olhos com a tua descrição da festa. Um beijinho. Isa

Grilinha disse...

Não sendo o mesmo tipo de problema, tb os PECS têm ajudado muito o JP a comunicar comigo...Vivam os PECS. E o que ele adora o Dossier. É ele que nos lembra sempre à saída da escolinha, para o trazermos.
O teu menino nem 3 anos tem, certo ? Tantos coleguinhas do Pedro, com cerca de 3 anos, ainda têm uma linguagem muito pobre. Outros nem por isso ( varia até bastante).
A minha sogra passa a vida a dizer que foi a uma consulta com o meu marido que aos 3 anos não falava quae nada, embora percebesse tudo. Hoje é jornalista e fala na televisão e dá palestras. Irónico...

Ainda sentes muita diferença em relação à maioria no teu coração de mãe?

Bjs

Mrs_Noris disse...

Isa,
Obrigada pelas palavras de carinho e esperança. As lagrimitas também me saltaram quando o vi cantar a cantiga do beijinho para a mamã. A música e a coreografia estavam bem ensaiadas, e quando se pôs a mandar beijinhos com aquele beicinho e aquelas mãozinhas pequeninas, não me aguentei. Tentei disfarçar com o telemóvel que entretanto coloquei a filmar.
O teu filho está óptimo também. Compraro-o com o meu na mesma idade. Além de praticamente não falar, tinha sinais evidentes de autismo. Por isso calma, que o atraso na fala não é o sinal mais importante. E no caso do teu filho, parece-me ser o único sinal. ;)
Um beijo.

Mina disse...

Isa!
Parece-me que o seu menino, está a crescer muito harmoniosamente, e que o desenvolvimento o está a acompanhar...O tipo de linguagem, é normalissimo, para qualquer criança sem PEA. E mais tenho uma confiança quase inabalável que quando a irmã começar a falar ele vai dar um pulo incalculável.
E estes tempos de incerteza, vão ser apenas recordações.
Bjocas

. disse...

Grilinha, em relação às meninas da escola dele, que são umas tagarelas e começaram a falar muito cedo, noto diferenças. A conversação nesta idade passa por dizer muitas palermices giras. Tipo eu ter chegado ontem à escola para o buscar e uma das miúdas me ter dito: "a minha mãe tem canetas!". E eu: "ah está bem!". E ela insistia: " a minha mãe tem plantas na varanda!". Ora, o meu filhn não tem propriamente este tipo de conversação. Fala coisas concretas do agora, o que pode revelar pouca imaginação, não sei. Tb tenho notado que em relação aos rapazes está muito equiparado. É muito cedo. Ele ainda não tem 3 anos, faz no fim de Setembro. Há um longo caminho a percorrer até sabermos como evoluirá. Beijinhos grandes. Isa

. disse...

Grilinha, onde se arranja o dossier de PECS? Isa

. disse...

Noris, imagino a emoção! Muito choronas as mamãs :) O teu filho devia estar bem feliz. Lembro-me que quando fui à festa de Natal do meu ia com receio que ele reagisse mal à multidão de pais, mas portou-se muito bem. Um beijo. Isa

. disse...

Mina, gostava de ter ao meu lado um menino sem PEA só para poder comparar. Mas na nossa "rede de afectos" as visitinhas da praxe não permitem ver grande coisa. Só querem é asneirar quando se juntam, falam pouco e brincam muito. Sei que o meu filho tem algo Mina, mas estou confiante que poderá contornar ou adaptar-se. Beijinhos. Isa

Mel disse...

Isa, o meu com a idade do teu não falava nada, apenas emitia uns sons. Perceber, percebia, mas falar, isso só há coisa de um ano e, mais estruturado, há cerca de meio ano. Tem feito progressos fantásticos, é verdade, mas o desenvolvimento do teu, cada vez me parece mais normal. Quanto à conversa das meninas, elas falam sempre mais e dão muito mais importância aos detalhes. Eu já notava isso com as coleguinhas do meu filho mais velho que, comparativamente com elas, tinha sempre uma linguagem mais pobre. Hoje, com 7 anos, já utiliza imensos adjectivos e é bastante imaginativo.
Por isso, concorda com a Mina, acho que, no futuro, vais recordar apenas estes tempos de incerteza. bjs.

Grilinha disse...

Olha, o dossier que tenho foi feito à medida do JP, adaptada à realidade dele, com imagens dos amigos dele e das actividades que ele faz. Mas há muitos simbolos pré-definidos e que ele tb usa. Tenho um ficheiro de word com eles. Queres que tos mande para o mail ?

Um beijinho grande

. disse...

Maria Anjos, o meu medo é que ele retroceda. Nesta fase, esta seria a perspectiva mais dolorosa, se bem que, com esta idade, já não seja comum. Só quero que ele continue a progredir porque gosto tanto, tanto dele como é que nem que me disessem que ele era isto ou aquilo, seriam capazes de me fazer esmorecer. Um beijinho com fé e alegria. Isa

. disse...

Grilinha, simmmm, agradecia-te muito! O mail é o que consta na página do blogue. Beijinhos. Isa