segunda-feira, 5 de maio de 2008

Também nós, os ditos normais

temos direito às nossas verdades um pouco inconvenientes. Os blogs de crianças como as nossas não são babyblogs ou blogs de poemas. Se nestes últimos, podemos passar e comentar sem esperar uma palavra em troca, aqui não será bem assim. É a minha firme convicção. A rede de blogs de meninos diferentes são espaços de partilha. Não são diários de proezas e dentinhos, são trocas e apoios. Portanto, de cada vez que vou a um blog deixar uma palavra e ninguém me responde, sinto que não fui lá fazer nada a não ser incomodar. E se faço perguntas e obtenho o nada, pior ainda. Sejamos sinceros. Se houver quem não queira visitas, é favor avisar. Sem qualquer problema.

16 comentários:

Mrs_Noris disse...

Isa,
Ora bem. Já tinha pensado em lançar um post sobre este assunto, que bastante me entristece. Ainda bem que o fazes. Pode até ser que alguém aproveite as opiniões que forem aqui expostas para criar um manual de boas maneiras na blogosfera (lol).
Cada blogue tem as suas características e os blogues sobre crianças diferentes logicamente exigem uma maior dinâmica nos comentários. Eu costumo sempre voltar ao blogue onde comentei para ver se há resposta. Acho que responder é essencial ou os benefícios da partilha, da discussão e da conversação, perdem-se no vazio. Além disso há uma coisa que me faz muita confusão: Como é possível não se ter nada a acrescentar a um comentário? Sinceramente, alguns comentários são tão interessantes que muitas vezes até tenho vontade de os chamar à página.
Compreendo que não haja tempo para tudo e que por vezes não seja possível haver uma ou outra resposta. Mas valha-me Deus, se é para nunca responder o melhor será encerrar a caixinha mágica. E se fazemos uma pergunta e não obtemos qualquer resposta, na melhor das hipóteses, ficamos a pensar que o nosso comentário foi ignorado.
Beijinhos.

Estrunfina disse...

:D

Que sorte que eu tive de conseguir espreitar o meu blog antes de sair do trabalho e não deixar os vossos comentários pendurados.

Agora falando a sério. Só por esquecimento ou falta de tempo é que deixaria uma pergunta sem resposta. Partilho a vossa opinião e conto com o vosso apoio. Como poderão ver pelas datas das postagens, o meu blog só é actualizado de tempos a tempos, mas eu volto sempre lá.

Isa, acabei por ficar na dúvida... o teu menino é Asperger ou Autista?

Beijinhos

Mina disse...

Eu apesar de não ter nenhum blog, tbm acho de bom tom, que sempre que deixamos um comentário, tenhamos, algum feed-back...Não fiquemos com a ideia que estivemos a comentar no vazio.
Nem que seja um obrigado pelo seu comentário, secalhar demonstra, que fomos lidos, e voltaremos concerteza.
Fico desapontada quando não respondem, e enquanto me lembrar não comento nesse blog, por achar que secalhar o meu coment ,afinal têm interesse...
Bjocas

Anônimo disse...

Eu estava com problemas em comentar aqui...já por duas vezes escrevi muito e perdi tudo...agora além do puxão de orelha percebi que reativou os comentários sem ter conta no blogger..

Sempre acompanho vcs embora meu blog esteja desativado. Fico impressionada como nossos pequenos tem um desenvolvimento parecido. Tudo o que vc vem relatando passei por isso há alguns meses...a juju continua em franco desenvolvimento...fala tudo e muito..super esperta, concentrada...a única coisa é ainda o contato visual...mas aos poucos está melhorando nisso tb!!!
um grande beijo e parabéns pelos avanços do filhote

. disse...

Noris, é um bocadinho como chegar a uma sala, dizer boa tarde e ninguém responder! A ideia do manual parece-me muito bem. Eheheh. Isa

. disse...

Estrumpfina, nem uma coisa nem outra. Não tem diagnóstico definido pois é ainda muito pequenito, ainda nem três anos fez, só daqui a uns meses. Tem apenas sinais que o enquadram numa PEA não especificada, mas sim, na pior das hipóteses será Asperger, pois tendo em conta a evolução dele, está no extremo oposto de um autista clássico. Quando leres o blog, saberás um pouco mais sobre nós. Bj. Isa

. disse...

Mina, também já me tem ocorrido deixar de comentar. As pessoas lá têm os seus motivos, mas não consigo "alcançá-los". Para a próxima, levamos um megafone. Beijinho. isa

. disse...

Jane, olá querida! Vou muitas vezes ao teu blog ver se voltaste! Então a pequena está óptima, se está ainda mais avançada do que o meu Pedro. O que diz o médico? O pequeno de cá de casa não falha o contacto visual, mas rejeita quase todos os sólidos do segundo prato. Não sei se é mania ou se é da perturbação! Conta coisas. Beijinhos. Isa

Mel disse...

De facto não é muito agradavel não receber nada de volta. A mim, estes espaços têm ajudado imenso, pois vamos relativizando as coisas, vamos vendo que, em concreto, as coisas quase nunca são como tecnicamente as descrevem, que existem situações muito diferenciadas e vamos vivendo as conquistas de cada um e ajudando a gerir, com palavras de ajuda sincera aqueles momentos menos bons. Por isso, como vocês dizem, estes são de facto espaços de partilha. Também já deixei de visitar alguns blogs, por esse facto...
Isa, quanto à questão que colocas num comentário sobre os sólidos, só te quero dizer que os meus filhos, índependentemente da PEA do mais novo, tb tardaram a come-los. Tinha de os passar na sopa, a carne e o peixe, para terem o aporte de proteinas necessário. Fui insistindo, primeiro com carninha picada, que fazia em bolinhas, em hamburguer e depois fazia bonecos no prato para lhes chamar a atenção. Começaram a comer aos poucos e, hoje em dia, já comem bem a carne. O mais velho come tudo, o mais novo só come peixe em arroz: faço o peixe no arroz, soltinho, e junto coentros, depois esmago o peixe com o garfo e misturo bem com o arroz. Come tudo...Não come batata de maneira nenhuma, só mesmo na sopa. Adora canjinha que só comia sem carne, agora já come bem a carninha misturada. Vai insistindo, sem drama, de forma divertida que ele vai acabar por comer (se os meus que são umas pestes para comer já o fazem, há esperança para todos!).
beijinhos.

. disse...

Maria Anjos, agradeço-lhe muito, por duas razões: aí estava mais um exemplo em que não conseguia discernir se era da PEA se era esquisitice do miúdo. É que ele come alguns sólidos, nomeadamente porcarias (doces e chocolates, se lhos dermos)! Vou seguir as suas sugestões! :D Com paciência, talvez lá cheguemos antes de ele ir para o pré- escolar! Beijo

Isa

Mel disse...

Olá Isa, Voltei a comentar só para dizer que na resposta a um post pedis-te para te tratar por tu. Agora és tu que me tratas por você...
Dando mais uma dica, vai tentando que ele coma em ambiente favorável, pode ser até a ver o Mirmo, está distraído e vai ressistir menos e lá se vai habituando ao sabor. Depois não te preocupes muito com a questão do pré-escolar, pois lá eles comem tudo. Com os meus foi assim, na escolinha já comiam e em casa nada...Tanto que eu ficava espantada com os relatos, até que fui lá espreitar e acreditei.
Beijinhos.

. disse...

Maria Anjos, vou acreditar em ti! Deus me livre de ele ter 18 anos e só comer sopa. Eheheh. O que vale é que nos vamos rindo de tudo. Só com humor se aguenta a parte menos boa da vida. Isa

Grilinha disse...

Aplaudido. Para mim estes espaços são óptimos e muito alegres até. Porque podemos congratularmo-nos com as conquistas de uma forma mais intensa. E acho que todos os que aqui vêm adoram partilhar essas alegrias...ou simplesmente dar um bitaite nas alturas menos boas, para tentar ajudar. São espaços com menor superficialidade. Eu até gostava de ter um blog só Postando os cóscos e xixis...mas o destino não quis isso.


Beijinhos

Anônimo disse...

Não disse que eles são iguais? kkkkkkkk até nisso querida!!! A juju tb tem dificuldades com sólidos ( com exceção de salgadinhos e pipoca )...doce não gosta. Carne de jeito nenhum...mas aos poucos vou introduzindo.. Começou recentemente a comer brócolis,arroz, feijão e batatas...mas aqui é um suplício. Particularmente, essa questão da alimentação isoladamente não me preocupa...mas como nossos babys já tem algumas outras características, acho sim que está relacionada com o PEA...

Qut ao médico....simplesmente não fui mais...ela faz apenas acompanhamento com nefrologista (por conta de um cisto no rim) e sessões com a fonoaudióloga. A juju está agora com 2 anos e 7 meses...e o seu pequeno?
beijinhos

. disse...

Grilinha, pois era. Só depois de as coisas nos acontecerem a nós é que vemos e valorizamos outras coisas. Temos outras lutas, mas não os trocariamos por mais nenhum. As mães, abençoadas que nunca desistem! Isa

. disse...

Jane, tem a mesma idade que a Ju. Da comida nem sei se é um sinal ou não. Conheço tantos meninos já com 3 anos que ainda não comem! E tenho um primo de oito anos que só gosta de batatas e pão com manteiga! Carne e peixe juro-te, nunca o vi comer. Parece mentira mas não é. Os nossos têm de vir a comer normalmente um dia, não imagino como seria se não comessem! Da linguagem/conversa, como está a ju? Beijos. Isa