segunda-feira, 26 de maio de 2008

Dias sim

Porque também os há, felizmente. A cada dia que passa, uma coisinha ali, outra acolá e vão-se atenuando as fragilidades que julgava ver nele. Nestes últimos dias, deu-se um novo salto na comunicação e já nos conta pequenos episódios, que resultam em gargalhadas da nossa parte, visto ser ainda um pouco trapalhão no processo. Não há nada que não perceba, cumpre e dá ordens (lol), diz o que quer comer e fazer e começa a revelar um sentido de humor apurado. Como tivemos muitas visitas durante o fim-de-semana, foi possível vê-lo a socializar em contexto de espaço pequeno. Num sítio onde era difícil disperar-se noutras actividades. E socializou. Normalmente. É até um pouco mais simpático do que a maioria das crianças, se for com a cara da pessoa. Não simpatiza com todos, como é lógico, e a esses pouco liga. Mas no cômputo geral, porta-se normalmente, brinca e diz algumas parvoíces típicas da idade.

Começa a ser também muito manipulador e inventa mil estratagemas para não ter de fazer algo que não quer, incluindo chamar a plenos pulmões pela avó, uma vez que a mamã não coopera nas fugidas ao banho ou às mudanças de fralda. Quando faz ou diz alguma palermice que meta piada, repete-a porque sabe o efeito que tem nas pessoas. Está a ficar palerma e isso deixa-me muito contente. Porque ser palerma é o que se espera desta fase de desenvolvimento.

7 comentários:

Anônimo disse...

Cara Isa
è a primeira vez que comento aqui no seu espaço. Por enquanto só lhe quero dizer que os nossos "Aspies" têm muitas, muitas semelhanças. Até na questão das texturas.
Um abraço!
pai de A

Mina disse...

Minha amiga gosto de a ver assim, depois de uma fase down, vem a fase up...É este o nosso percurso, mesmo com os que não tem a pequena nuance dos Aspies.Boas palermices, isso é mesmo normalidade.
Bjs

Grilinha disse...

Sim, sim...muitas palermices !

Então os rapazes adoram ser "engraçadinhos"...e sentirem-se rebeldes e traquinas.

Muitas e boas traquinices, palermices e outras coisas de por os cabelos em pé ! Beijos

Mrs_Noris disse...

Isa,
Fico muito feliz que tudo esteja a avançar rumo à normalidade. :))
Eu tenho notado que no mês das férias de Verão o meu filho dá um salto no desenvolvimento. Além disso fica muito mais calmo e comunicativo. Depois dirás se por aí esta teoria também se confirma. As férias estão à porta. ;)
Eu por aqui já tento pôr um travão nas palermices, tolices, patetices e outras ices (lol). Quando nos rimos repete-as vezes sem conta, por mais que lhe digamos que para ter graça uma vez basta. Muitas vezes acontece de ser o único a rir com as suas próprias tolices. É um palhacito. Mas também tem momentos de muita seriedade e reflexão. :)
Beijinhos.

Evaluna disse...

Que ricas palermices :)))
Da forma como o descreves é bem mais sociável que a minha filha. A minha pequenita se estiver no meio de muita gente prefere o sossego, isola-se. O teu pelos vistos gosta de dar nas vistas ;)
Beijo muitooo grande!

Mel disse...

Olá a todos,
Cada vez mais o teu menino parece estar a desenvolver-se como qualquer outra criança. Lembro-me muito bem dessas graças e palermices, com a mesma idade do teu, no meu filho mais velho. O mais novo quase nos 5 anos, começa agora com essas graças.
Na sequênciad o comentário da Mrs. Noris, por cá os saltos tb surgem nas férias. Aliás, com os terapeutas, já optamos por fazer as analises do ano, após as férias, pois são sempre avanços muito notórios.Deve ser da disponibilidade dos pais, 24 sobre 24h, do tempo a correr sem compromissos com hora marcada, enfim, cada vez mais acho que estes meninos precisariam de pais assim disponíveis o ano todo, mas, cada um de nós, lá vai fazendo o que melhor pode ao longo do ano. Talvez fosse mesmo necessário beneficiar-mos de redução de horário, sem a consequente penalização no vencimento, mas isso seria conversa para outro post.
Um grande beijinho e votos de que a fase up continue.

. disse...

Pai de A, volte sempre e conte mais coisas!

Mina, quase faz lembrar aquela música arriba, abajo! LOL. É que é literalmente assim.

Grilinha, agora deu-lhe para limpar a cara sempre que recebe um beijo. Acho horrível, por um lado dá-me medo que o miúdo de repente deixe de suportar beijos (lol), mas depois apercebo-me que muitas crianças passam por uma fase dessas. Mais uma palermice...

Mrs Noris, venham essas férias! Até a mãe arrebita quanto mais ele. Depois confirmo a tua teoria. Espero confirmá-la mesmo!

Maria Anjos, esses meninos precisavam de mães trabalhadoras em part-time e mais nada. O resto´era para os trabalhar e passear e beijar e tudo e tudo e tudo.

Beijos a todos

Isa