segunda-feira, 16 de junho de 2008

Faltam

dois dias. Dois. E o meu medo maior é que ele não mostre o que realmente é, se lhe der para o mau-humor. Na escola, dizem-me, espontaneamente, que ele é muito expressivo, mostrando exactamente o que sente através da linguagem corporal. E, sem querer, subtraio mais um sintoma. Seja como for, tenho uma profunda alegria pelo meu filho, pelo que ele é. E isso não há diagnóstico que mude. Aqui há dias perguntei-lhe: "De que cor são os olhos da mamã?". "São lindos", respondeu-me ele.

16 comentários:

Evaluna disse...

:)))
Ainda hoje pensei em ti e na ansiedade que deves estar a sentir...Vais trazer boas notícias! Acredito que sim! E se lhe der para o mau humor, isso é da idade :PPP
Beijo grande!

Estrunfina disse...

Que bela resposta :D Imagino a tua cara.

Uma má figura no consultório é das coisas mais fáceis de acontecer. É muito injusto irmos para um sítio que não nos é familiar para sermos vistos à lupa. Uma mudança de rotina, algo que não é agradável, um belo frete.

Estive ontem com uma mãe que passou por situação idêntica e o médico propôs que voltasse lá noutra altura. Sempre é melhor que insistir em algo que não está a resultar.

Não podemos ver estas coisas como drama, e o mais certo é correr mesmo tudo bem. Fico a torcer.

Bjs

Anônimo disse...

Evaluna, sim, estou ansiosa. Embora o que quer que diga o médico, não mude nada na prática, ninguém faz futurologia... Mas importa-nos sempre e determinam uma fase de maior ou menor preocupação, menor ou maior optimismo. Isa

Anônimo disse...

Estrumpfina, hoje perguntei-lhe outra vez. LOLLL. Qq dia manda-me dar uma volta. Mãe chata! eh eh eh. O mais certo é correr bem, se o médico esperar que lhe passe a estranheza inicial perante desconhecidos. Se a consulta for a correr, no meio de uma agenda cheia, acho que vou chorar os meus 1000 euros. :D Isa

Mina disse...

As resposta temo-las sempre nós, e iremos construir o futuro à sua medida, a medicina é apenas um complemento, jamais uma certeza inabalável, eles alteram imenso os comportamentos e atitudes ao longo do crescimento, como todos nós...
Parece-me que vai haver um futuro positivo, ainda por cima com uma mãe de olhos lindos(lol)...AH tbm tive um diagnostico de 100euros feito em 5 minutos,bem deve ter sido o preço do relatário...
Bjocas e boa sorte

. disse...

Mina, e eu escrevi mil euros. Lol. Eu da outra vez paguei 100 pela consulta e mais 200 pela avaliação e relatório. Quanto ao resto, é ir andando e vendo. Mesmo com os meninos normais, o futuro é uma incógnita. Beijinhos. Isa

Mrs_Noris disse...

Oh Isa, :))))))
Que menino mais lindo. Tomara muitos adultos conseguirem responder assim (lol). Aconteça o que acontecer, não te deixes ir abaixo com as "certezas" de terceiros. ;)
Uma beijoka e pensamento positivo.

Anônimo disse...

Noris, hoje, por acaso, já estou a ficar muito ansiosa. Já não sei pela consulta se pelo resto... Isa

Estrunfina disse...

Estou perplexa! Mas para quê essas avaliações por uma fortuna dessas?

Isa podes situar-me? É que nunca fiz tal coisa. Que avaliação é essa, para que serve, é exigência de quem?

Beijinhos, acalma-te
Andreia

Mel disse...

Olhe Andreia (estrumpfina), não me perguntou a mim, mas como tb já fiz isso tudo, avaliações em Centros de Desenvolvimento, servem para situar a criança num nivel de desenvolvimento: cognitivo, motor, etc., e estabelecer o que está adequado à idade, o que estará acima da competências para essa idade e o que estará abaixo. Ou seja, serve para traçar um diagnostico e, por conseguinte ir ajustando o nome da perturbação atribuida à criança, ver o nivel de evolução, e, a final, ver os pontos onde a criança está abaixo do esperado para serem trabalhados.
No meu caso, nos relatórios elaborados, tive de andar a corrigir graficos. Depois, como a criança é avaliada em ambiente que não conhece, com pessoas que tb não conhece, no meu caso, o meu filho nuns dias parecia uma criança absolutamente "normal". Noutros, parecia que estava no limiar da perturbação, no seu máximo! Houve inclusive uma situação, numa das avaliações, em que começou com uma pessoa e, depois, por motivos de doença subita, conclui com outra. Quando juntaram as duas avaliações, pareciam que estavam a falar de crianças diferentes: com a 1ª pessoa o meu filho parecia um anjinho, como gostou dela, fazia tudo oque ela lhe pedia. Com a segunda, começou mal, com birras, com teimosia e foi sempre assim até ao final da avaliação, ou seja, não fez nada do que lhe pediam, só se interessva pelo que muito bem entendia, e pronto, não houve nada a fazer ( o danadinho é teimoso que só visto! como diz a terapeuta ocupacional dele, mesmo sem perturbação iria dar muito trabalho, pq é naturalmente teimoso). Daí valer o que valem tais testes...Agora, é natural que tenhamos curiosidade em fazer as tais avaliações, pq no meio daquilo tudo, lá vamos tirando pistas de actuação.
Agora para ti Isa, mantém a calma e o espirito critico, é só uma avaliação, no dia-a-dia, tu é que estás com ele e vês como ele de facto está a evoluir.
Um grande beijinho e dá as novidades do tal dia!
Maria Anjos

Estrunfina disse...

Isa espero que não te importes com a conversa aqui nos comentários ;)

Maria Anjos, a Cathy já fez avaliações dessas mas sempre por quem a acompanha normalmente, a equipa multidisciplinar que está com ela. Em vez de fazer uma avaliação pontual, tem em conta tudo o que já conhecem dela. O que faz sempre, de vez em quando ou nunca. Estou à espero da consulta com a Psicóloga no hospital, que calculo que tb fará uma análise semelhante que há de ter uma valia muito relativa, precisamente por estar tão fora do contexto.

Não me levem a mal, até porque cada um tem a sua realidade financeira, mas qdo vi o dinheiro gasto nesses relatórios, dividi por 27 € e pensei quantas sessões de terapia ia conseguir...

Bjs

Mel disse...

Minha querida estrumpfina, tem toda a razão! De facto o dinheiro pode ser aplicado em algo mais proveitoso. A questão é que, no caso do meu filho, e talvez o da Isa e outros, não tinha equipa articulada a trabalhar com ele, nem em sistema de apoio publico. Era tudo privado e lá vinham os pedidos de avaliação, pelo Pediatra de Desenvolvimento. Então não tinha outro remédio senão pagar. Agora, finalmente desde o ano lectivo em curso, que, após muita diligência, lá consegui que o meu filho tivesse um apoio oficial e está a ser acompanhado por pediatra do desenvolvimento em Centro de Desenvolvimento público ( no Hospital Garcia da Orta - Centro de Desenvolvimento Infantil Torrado da Silva- são uns amores!). No mês de Julho irá fazer avaliação com psicologa do hospital ( testes de Ruth Griffith) para situar-mos a sua evolução e, isso será importante até em termos de avaliação da CIF (classificação internacional de funcionalidade) que, em boa medida, traduzirá ou não os apoios escolares.
Até conseguir esta equipa, que continua a ter elementos pagos por mim, tive que ir recorrendo ao que havia e que eu achava melhor. Aliás, o argumento que me davam para ele não ter apoio, era a alegada capacidade financeira ( sou um quadro técnico superior da FP assim como o meu marido, com 2 filhos, prestações de casa e colégios, etc. Está a ver a capacidade financeira? Não me ando a queixar, mas tb não me sobra nada no final do mês!).
Isa, desculpa estar-mos a usar o teu espaço, mas acho que tb vai de encontro às tuas preocupações, não?
Beijinho a todas.
Maria Anjos

. disse...

Estrumpfina, subscrevo tudo o que a Maria Anjos disse, pois é tal e qual isso. No meu caso, o menino após uma primeira consulta em que se suspeitou de PEA passou naturalmente para a marcação de uma avaliação. Aquilo era para ser dividido em duas sessões, mas pelo facto de morarmos longe, teve de ser feito tudo numa manhã. E o rapaz estava bem disposto, correu muito bem. O meu filho não tem equipa, nem terapeutas, nem nada, pois nada lhe foi recomendado até à avaliação seguinte. Mas em vez de irmos ao mesmo sítio, optámos por pedir uma segunda opinião, marcando a consulta noutro local. Os pais que vão a estes sítios não são ricos nem vão lá por capricho. Vão por desespero quando não dispõem de alternativas ou ainda não as conhecem. Se esses centros abusam? Lamentavelmente sim. Um absurdo mesmo. Beijos. Isa

. disse...

Maria Anjos, lendo e aprendendo. Este espaço não é meu, é nosso. Beijinhos. Isa

Estrunfina disse...

A questão é mesmo essa. Nós só queremos o melhor para os nossos meninos, o capricho nunca me passou pela cabeça.

Quem está de fora vê notícias maravilhosas sobre o apoio a meninos com NEE mas quem está no terreno é que lida com todas as contrariedades.

Na minha opinião, se havia um diagnóstico indefinido, na dúvida os médicos deveriam ter providenciado tudo para garantir os apoios necessários. Se mais tarde o cenário se tornasse melhor, dispensavam-se.

Mas eles não fazem isso e temos de mendigar tudo o que temos direito (e é quando sabemos) e sujeitar-nos a pagar fortunas por um serviço que o estado deveria facilitar.

Mas rematando o assunto, parece que a avaliação correu bem :) fico feliz.

Bjs

. disse...

Estrumpfina, tens toda a razão e mais alguma. Beijos. Isa