Depois de dois meses a devorar tudo o que é literatura sobre o autismo (nas suas mais variadas formas), concluo que, nitidamente, e à semelhança do muito que já foi escrito sobre o assunto, os critérios nem sempre são a única forma de avaliação. Saber que algo está errado, também se sente com o coração. No caso do meu filho, o que me resta de sustento à negação, é mesmo o facto de ele não encaixar em quase nenhum dos seguintes critérios (escolhidos aleatoriamente da Associação dos Amigos do Autista, com sede no Brasil):
*Em Itálico segue a minha experiência com o meu filho:
1- Resiste a métodos normais de ensino (é cedo para dizer. O que noto, para já, é que se concentra normalmente em tudo o que lhe tentamos ensinar).
2-Risos e gargalhadas inadequadas (confirma-se. Por vezes fala sozinho, imita desenhos animados e fala ao telemóvel, com gestos e tudo. Também já vi este comportamento em crianças supostamente normais).
3- Ausência de medo de perigos reais (nunca notei).
4- Aparente insensibilidade à dor (reacção normal à dor).
5- Forma de brincar estranha e intermitente (não se confirma. Tem um leque muito variado de brincadeiras, desde música, pintura, encaixes, andar de triciclo, entre tantos outros).
6- Não mantém contacto visual (mantém contacto visual normalíssimo com família, amigos e no infantário. No que toca a estranhos, não posso negar um certo "desprezo" inicial) .
7- Indica as suas necessidades por gestos (confirmo. Ou isso ou usa-nos como ferramentas, o que vai dar no mesmo).
8- Age como se fosse surdo (por vezes sim, sobretudo quando está entretido).
9-Crises de choro e angústia, sem motivos discerníveis (não, nunca).
10- Gira objectos (não).
11-Dificuldade em se misturar com outras crianças (às vezes, sobretudo se da idade dele).
12-Resiste a mudanças de rotina (não).
13- Habilidades motoras desadequadas, sobretudo ao nível da motricidade fina e grossa. (não, nem uma nem outra).
14- Hiperactividade marcante ou passividade extrema (nenhuma das duas)
15- Ecolálico, repetindo o que ouve, sem contextualizar (não).16-Apego inadequado a certos objectos (não).
**Supostamente, na presença de sete destes critérios, considera-se provável o autismo ou algum grau de autismo. No caso do meu filho, há quatro critérios em que encaixa mais ou menos.
Elaboro os meus próprios sinais, contendo as características normais e as que me chamaram a atenção no meu filho, já depois de várias consultas a textos na Internet:
Os traços que considero normais:
- Não parece ter qualquer rotina ou fixação por rituais ou rotinas. Gosta de
estar em todo o lado e adapta-se muito bem.
- Não tem interesses rígidos. Gosta de encaixes, de pintar e rabiscar, de
ouvir música, de correr, ver TV, de apontar para que lhes digamos os nomes
das coisas, de andar de triciclo, aparelhos com sons, figuras e livros,
carrinhos, etc. Em suma, gosta de tudo.
- É muito desenvolvido a nível motor.
- Adora palhaçadas e rir, como qualquer outra criança.
- Mantém contacto visual normal e atende quase (sublinho o quase) sempre aos
chamamentos.
- Comunica por gestos, puxando-nos pela mão e guiando-nos até aos locais
onde estão as coisas desejadas.
- Gosta de brincar connosco.
- Interage o suficiente, sobretudo com crianças mais velhas.
- É meigo e táctil.
- Não faz muitas birras, mas sabe bem o que quer.
- Tem ciúmes normais.
- Exterioriza emoções e tem sentido de humor.
- Brinca ao esconde esconde e outros "faz-de-conta".
- Adora as actividades da escolinha.
Sinais que me preocupam:
- O olhar que se "perde" por segundos, fazendo lembrar um adulto a "olhar
para dentro", a cismar.
- Olhares "engraçados".
- Aversão a certos alimentos, sobretudo a recusa de ingerir a nossa comida,
por iniciativa própria. Tudo tem que ser disfarçado, pois faz cara de nojo a
texturas molhadas ou moles. (O insólito é que, há uns meses, agarrava
qualquer coisa do chão e metia qualquer porcaria à boca, sem aversão
nenhuma). Por outro lado, adora batatas fritas e guloseimas, embora evitemos
bastante dar-lhas. Não percebo a seleçcão...
- Além das palavrinhas que diz, nem sempre com intuitos comunicativos
(parece-me), também tem um discurso "estrangeirado", cheio de entoações. às
vezes fá-lo virado para nós, como se estivesse mesmo a conversar, esperando
ser entendido..
- No infantário, não liga por aí além aos outros meninos da idade dele, mas
tal facto
nunca foi notado pelas auxiliares e educadoras, a não ser quando lhes pedi
para estarem atentas a essa questão. Não se isola, mas é independente. Pelo
contrário, se for alguma criança mais velha, tem verdadeiro fascínio.
- Não gosta de jogar à bola e não é apreciador de jogos que envolvam
parceiros, tipo atirar a bola e voltar a recebê-la, etc (vai fazendo esta
última com as mãos, mas sem grande entusiasmo).
- Não nos chama, embora saiba dizer papá e mamã. Vai puxar-nos. Diz olá
quando calha, ao ser cumprimentado, bem como tchau com o respectivo aceno.
Sabe fazê-lo, mas raramente o faz quando "obrigado" ou "solicitado". Fá-lo
espontaneamente, de vez em quando.
- O mesmo em relação a beijos.
- Quando está compenetrado numa das suas actividades, não ouve nada do que lhe
dizemos. Por vezes nem reage.
segunda-feira, 22 de outubro de 2007
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