segunda-feira, 14 de abril de 2008

Ainda

me lembro bem das viagens infantário-casa e casa- infantário. Sempre tão solitárias. Sentia uma terrível angústia em ir o tempo todo a falar sozinha e a fazer perguntas sem o mínimo retorno. Ali, as árvores estão douradas porque é Outono. Ah, tantas plantinhas. Olha um camião, olha, olha! Será que vai chover? Hoje, é ele quem me diz que é de nôte pois já vê a lua e que ali ao lado é o estádio dos meninos do futebol onde há uma televisão gaande. E vai todo o caminho a cantar e a dizer as suas coisinhas giras.

5 comentários:

Mel disse...

Também me lembro bem desse tempo, em que as viagens pareciam enormes pelo silêncio ou então pelo choro inconsolável, pq tinha perdido algo, normalmente um carro, e não conseguia apanhar e, por mais que lhe explicasse que não me podia virar para trás, não parava de chorar e lá tinha eu de arranjar um lugar para parar, ver o que tinha sucedido e continuar viagem.
Agora não. Agora fala o tempo todo "tá ecui (está escuro), oia a lua, o xol foi saser ó-ó, o camião!, o carro zul, vemeio, vede, ie-ielo (amarelo), etc, etc.
No meu filho, a fala continua a ser o seu ponto fraco (está com 4 anos e meio) mas, embora as palavras ainda sejam pronunciadas de forma abebezada, ele tem noção de construção frasica e já vai formando frases com sequência de acções : "mamã tenho pome (fome), queio eitinho (leitinho) e boacas (bolachas). Já acabou, queio mais".
Atraso cognitivo não tem, é vivaço e apreende facilmente as coisas.
Acho que o seu menino, Isa, está a fazer uma recuperação fantástica ( o meu só começou a falar de facto desde o Verão passado, até aí eram palavras soltas e muita intenção comunicacional). Penso sinceramente que, como você escreveu um dia destes que, no futuro, o seu menino será autista de quase nada. Obrigada pela sua partilha. Um beijinho para todos.
Maria Anjos

Mrs_Noris disse...

Isa,
Também detesto viajar em silêncio.
E quando ele se cala lá estou eu eu a puxar-lhe pela língua. Às vezes saem coisas giríssimas, outras vezes sinto que estou a forçar e ser um bocadinho chata (lol)...mas o silêncio incomoda-me.
O meu filho detesta que nos ultrapassem em viajem. Quando isto acontece põe-se a dar pontapés no banco da frente e a resmungar. E lá tenho de inventar e explicar a razão da pressa daquele condutor. Palavra puxa palavra e as viajens até se tornaram curtas. Beijinhos.

Anônimo disse...

Isa,
Aí como eu entendo-a, sinto o mesmo...geralmente vou buscar o meu filho à escola e depois vou de autocarro para casa pelo caminho vou eu falando e falando e não obtenho qualquer resposta, só (não, sim, ummm, deixa-me, cala-te não me apetece falar...)as vezes olho para o lado e ouço outros meninos a falarem e falarem e as mães a dizerem "falas tanto já estou com dores de cabeça" e eu naquele momento a pensar quem me dera ter aquelas dores de cabeça...
Invento tanta coisa para dizer ou fazer, as vezes até invento jogos para fazer até casa para quebrar aquele silencio...
Mãe de K

. disse...

Mãe de K, dói um bocadinho esse silêncio. O seu menino tem que idade? Isa

Anônimo disse...

Olá Isa,
o meu menino vai fazer 8 anos no fim deste mês.
É um menino feliz, mas que por vezes está no seu prório mundo e não deixa ninguém entrar...
beijo mãe de K