domingo, 13 de abril de 2008

Para registo

Quando era mais bebé, esfregava os dentes uns nos outros e fazia um barulho impressionante. Fez isto durante meses. E também gemia. Na altura, na consulta da terapia da fala onde pela primeira vez nos vimos confrontados com a possibilidade de uma PEA, a terapeuta achou que também podiam ser sinais. Eu também cheguei a ter esse vício, sobretudo a dormir e, pelo que sei, designa-se de bruxismo ( que nome!) e afecta muita gente. Há até quem tenha de usar uns acessórios de borracha para não desgastar os dentes. Nunca mais o fez. Julgo até que depois da consulta não o fez por mais um mês. De qualquer forma quis registá-lo.

5 comentários:

Mrs_Noris disse...

Isa,
Ranger os dentes ser sinal de PEA?! Nunca ouvi tal coisa! É antes uma consequência dum "encaixe" imperfeito dos dentes, por exemplo, nos casos em há falta deles. Quando era garota também rangia os dentes durante o sono. Lembro-me de acordar ainda a fazê-lo. Já o meu filho nunca o fez.
Beijinhos.

Mel disse...

Olá Isa,
Também eu, em criança, fazia isso e, até à data, ainda ninguem me diagnosticou com PEA (quem sabe um dia!). O meu filho com PEA, nunca me lembro de o ver fazer isso, já o irmão, o meu mais velho, faz isso. Tal deve-se, como refere a mrs Noris, a um defeito de encaixe dos dentes, pois qd ele tinha cerca de 2 anos, caiu e fez uma lesão nos dois incisivos superiores que acabaram por cair. Assim, ficou, durante muitos anos, até nascerem os definitivos (há cerca de 1 ano) com aquele espaço que lhe provocou um deficiente posicionamento dentário e até de dicção (já corrigido com Terapia da fala). O resto será corrigido em breve.
Um beijinho.

. disse...

Queridas, pois, é isso mesmo. A terapeuta achou que sim. É tudo PEA, tudo PEA, tudo PEA, até mete nojo. Desculpem o ataque de ira! :D

Isa

Anônimo disse...

Cara Isa,
Na verdade, a determinado momento sãos os próprios "especialistas" que nos baralham e atrapalham!
O primeiro diagnóstico do meu filho era stress pós-traumático por ter sido maltratado até aos 3 anos na família biológica.Do que li na net, a verdade é que não apresentava um único sintoma!!!
O meu marido range os dentes a dormir, o que não é nada agradável...e é comum a muita gente.
Já o meu Aspie o que faz é "bater os dentes"...é um dos tiques recentes.
Beijos!

Helena Sabino disse...

Olá.

O meu João também ranche os dentes,principalmente quando está mais irritado.Tem alturas em que passa muitotempo,sem o fazer,mas derrepente lá se lembra.
Isso mete-nos alguma impressão e o Dr. Miguel Palha tb. nos disse que era caracteristico de PEA.
Beijos

Lena