sexta-feira, 11 de abril de 2008

Preciso

de dicas para iniciar o desfralde. :D

6 comentários:

Mel disse...

Isa,
Na minha experiência com o mais novo (com PEA), foi ele que determinou o ritmo. Passo a explicar: como me tinham dito que com estes meninos pode ser mais problemático deixar a fralda, embora ele na escola e em casa já treinasse o bacio, em casa as coisa não corriam muito bem, pois o bacio era para ele um carro! e, era vê-lo a andar com aquilo pela casa fora. Assim, achei que não estaria preparado para deixar a fralda, isto por volta dos 3 anos ( faz anos em Julho). Um dia, já com os 3 anos feitos, por isso no Verão, chegou da escola, começou a arrancar a fralda e a dirigir-se para a sanita. Desde esse dia não me deixou mais colocar-lhe a fralda. Claro que, na primeira semana, aconteceram alguns xixis na roupa, mas não voltou a querer a fralda. Passadas duas semanas, não deixou pôr mais a fralda da noite. Até hoje penso que fez xixi na cama aí umas duas vezes, apesar de ter o ritual de beber um copo cheio de água já quando está na cama ( não se cala até lhe levar-mos o copo!). Ou seja, acho que ele nunca achou piada ao bacio e passou logo para a sanita e nunca quis o redutor ( arranjei-lhe um banco anti-derrapante para apoiar os pés, quer ficar sozinho e limpa-se sozinho com os Kandoo).
Neste aspecto, foi muito mais fácil tirar a fralda a este meu filho do que ao mais velho. Neste fiz o seguinte:começou com o bacio; qd fez 3 anos, logo que começou a vir o bom tempo, comecei a deixa-lo só de cueca e calção com elastico na cintura, para ser fácil a ida ao WC. Nos primeiros dias houve muito xixi pelas pernas abaixo, passados 3 ou 4 dias já ia a correr para o WC. Ao fim de uma semana, já controlava o processo. A fralda da noite só tiramos aos 4 anos, num periodo de férias, com muito tempo e paciência e com ele já muito motivado para tal. Aqui, deixei de dar o leite que ele bebia ao deitar e substituí por yogurte. Por volta das 2h da manhã, levava-o à WC, até ele se habituar a controlar. Claro que, no processo inicial, ajudou a compra de um redutor muito engraçado, as toalhitas Kandoo, o dizer-lhe que as mesmas só eram para meninos crescidos e, claro, reforço positivo, cada vez que conseguia ir ao WC ( um pedacinho de barrinha Kinder).
Com o mais novo, não consigo que ele deixe a chucha ( só usa em casa, pois mal chega à rua dá-a logo pq já sabe que ouve reprovação dos outros para tal uso). Dicas para ele a deixar tb em casa ( sem muito drama, já que aquela funciona muito como um factor calmante em momentos de maior tensão), alguém me pode dar?
Beijinhos.
Maria Anjos

. disse...

Maria Anjos, o desfralde do seu filho é o sonho de qualquer mãe! Por aqui já o vamos pondo no redutor mas ele não quer nada com aquilo. Vou tentar este Verão a ver se um incentivo resultará. Quanto à chupeta, eu tenho uma opinião diametralmente oposta ao pai cá de casa, que não quer que ele use chupeta se não para dormir e mesmo assim prestes a tirar-lha. Eu não concordo. Em conversa com um psicólogo infantil ele disse-me que a chupeta só deverá ser tirada quando a criança, depois dos devidos conselhos dos papás ao longo dos tempos, a quiser deixar. E o psicólogo referia-se a meninos comuns, muito mais peremptório seria em relação a meninos com PEA, cuja chupeta funciona como um objecto calmante que os faz tantas vezes sentirem-se seguros. Mas nestas coisas, já se sabe, cada cabeça sua sentença. Beijinhos. Isa

Mel disse...

Obrigada Isa, eu tb penso como você, sobre a chucha mas, o pai cá de casa tb é muito chato com isso e anda sempre a tentar tirar-lha, mesmo de noite, lá vai ele tirar a chucha ao miudo acabando, por vezes, qd ele acorda e não a encontra, por provocar choros e birras a horas nada propicias. Enfim, fica preocupado com o arco que ele está a formar nos dentes, mas, como diz a Educadora de ensino especial "mais vale mal de dentes do que mal de alma" por lhe retirar a chucha antes do tempo.
Mais uma vez, um beijinho e bom fim-de-semana.
Maria Anjos

Mrs_Noris disse...

Isa,
Depois de uma primeira tentativa falhada, decidi esperar pelo calor do Verão para voltar a tentar.
Nos primeiros dias costumava calçar-lhe umas sandálias em plástico e umas meias (à british lol).
Coloquei o bacio no meio da sala, em frente à TV, por cima dum resguardo de cama (ficou uma coisa linda lol). Estava sempre a lembrar-lhe “xixi aqui!”.
Sentava-o no bacio aos bocadinhos com a TV ligada no canal Panda e um brinquedo à frente para evitar que se levantasse.
Quando ele fazia pelas pernas abaixo eu lamentava a roupa molhada “OH que pena!”.
Quando fazia xixi no bacio faziamos uma festa.
Ao 4.º dia já controlava mais ou menos. Começava a fazer em pé e depois retia o xixi quando sentia que estava a molhar as cuecas. Então levava-o até ao bacio para fazer o resto. Quando já estava habituado, coloquei o bacio na casa de banho e ele ia lá fazer quando tivesse vontade.
Difícil foi a transição do bacio para a sanita. Muito difícil mesmo.
A fralda da noite só consegui tirar quase 2 anos depois. E mesmo assim ainda há acidentes, especialmente nos dias frios :)

A partir de certa altura o meu filho só usava a chucha para dormir. Um belo dia a cadela “comeu” a chucha (deitei-a fora porque estava mesmo muito velha e peganhenta). Cheguei a dar-lhe uma chucha alternativa, igual à primeira, mas rejeitou. E então passou a dormir apenas agarrado à sua mantinha de franjas.
Beijinhos e boa sorte :)

Isabel Santos disse...

Boa noite Isa
Sou a avó do João Diogo e fico muito feliz que me trate por tu.
Não és maluquinha porque eu tenho os meus blogs e a Lena tem o dela.
Assim ao clikar no meu nome vai para o avobazelinha ao ler o perfil completo verificas que eu tenho tb o diariodojao.
Quanto à tua questão ainda não consigo ajudar-te,já comprei o bacio e o redutor para a sanita mas ainda não tentei,embora na creche digam que ele vai ao bacio...hummm eu tenho dúvidas mas isto sou eu a pensar.
Beijokas
Espero que sempre que possas vás passando pelo meu cantinho eu vou fazendo o mesmo com todos voces.
Como deves calcular neste momento estou sedenta de informação.
Isabel

Anônimo disse...

OLÁ ISA e a todos,
Bem o desfralde do meu filho com SA, correu mais ou menos, foi com 2anos lá na creche começaram em Maio e eu também em casa estava a ir bem quando voltaram a colocar-lhe a fralda porque uma das ajudantes foi de maternidade, o que foi muito mau para ele porque a 2ª vez foi mais difícil, mas quando fui de férias em Julho comecei novamente, engraçado que tinhamos marcado viagem para o Porto Santo e lá fomos nós o meu filhote sempre de cuequinhas, fralda só para dormir, na cadeirinha do carro tinha sempre um saco de plastico, é claro que aconteceram uns xixis na roupa. Quando regressavamos para casa vinhamos no barco, disse ao meu filho, "querido já estás a ficar tão crescido já usas cuequinhas, e se jogasses a chucha para o mar para um golfinho bébé" remédio santo, nunca mais usou chucha...
A minha filha foi mais fácil no desfralde, mas mais dificil na chucha. Ela já estava com 3,5 anos andava sempre com a chucha e um dia nas férias cortamos um pouco a chucha, sem ela vêr, claro, quando colocou na boca disse que estava estragada e nunca mais quiz. Tivemos de fazer assim porque no caso da minha filha só queria a chucha e já nem queria tirá-la para falar.
Bem vou ficar por aqui, felecidades ISA.
Mãe de K